terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O caminho do meio

Existem 3 caminhos:


       Via esquerda, via direita e meio. Todo o mago é essencialmente da via do meio, mas as vezes usa direita ou esquerda.  A via do meio é essencialmente a natureza dele, é o macho fêmea, a divindade, a luz e trevas, o equilíbrio entre forças.  A Luz é o macho – via direita, as trevas é a fêmea – via esquerda. O caminho do meio é a terceira via, que consegue estabelecer a perfeita harmonia pelo ternário, que neutraliza e equilibra as forças.

       Cada um desses 3 caminhos possuem filosofias diferentes, e diferentes modos de utilizar a magia. As vias direita e esquerda são formas mais humanizadas, que carregam em demasia princípios culturais.
Embora sejam reconhecidos como complementos de um e de outro os dois extremos tendem a se digladiar, buscam saciar seus instintos reprimidos no pólo contrario mas também reprimem este, não conseguem viver sem e criam complexos contra.

       Você vive estabelecendo o próprio conhecimento em detrimento a uma doutrina oposta a sua, pois somente ela é capaz de fazer com que a sua seja reconhecida, e para você conseguir avançar neste estado é obrigado se submeter a essa doutrina oposta, ou no mínimo entender as suas causas para poder combatê-la, você é amigo e inimigo dela, você nunca irá se desvencilhar dela.

       Para quem não consegue viver sempre correndo atrás de motivos disso e daquilo, motivos alheios, apego a formas, viver em prol de algo que está fora dos verdadeiros conceitos humanizados, sem estar sobre o efeito da humanização, o seu lugar é fora de tudo isso, fora da balburdia e da falta de originalidade, o seu lugar é no imanifesto, no incognoscível, é o caminho mais curto que prima pelo aperfeiçoamento humano, o desenvolvimento no sentido espiritual mais intrínseco.

       A divindade não se apega, não reclama méritos, nem pagamentos, não se orgulha, não proíbe, não sonha, não dorme, não chora e não ri, não comemora e nem se antecipa, não mata e não cria, ela é e sempre será.

       A existência é absoluta, ela continua e continua, é uma linha reta sem desvios, o objetivo da Magia é fazer uma pessoa obter conhecimento, mas nada ajudará ser uma pessoa mais desenvolvida, a não ser a sua própria vontade de tornar-se assim gradualmente, nisto entra o livre arbítrio e as decisões, pois estamos fazendo escolhas a todo o momento.

       Tudo se torna fácil quando se sabe a cura para a enfermidade adequada, por isso mesmo que as vezes cometemos o erro de querer curar algo que não está enfermo.

       O caminho do meio não significa uma separação entre extremos, significa uma totalidade, uma harmonização do todo, de forma que se consiga uma maior sintonia com os princípios fundamentais do ocultismo e exoterismo. Por que estabelecer  uma doutrina em cima da verdadeira sabedoria? Se você pode simplesmente optar por trilhar o caminho da verdadeira sabedoria?

       O caminho do meio significa uma busca pessoal pelo crescimento individual e não uma doutrina. Significa saber lidar com as ambiguidades, pois todas são ilusórias, a decisão correta poderá ser vista somente por você, pois para uma outra pessoa a mesma decisão pode não estar correta, tudo vai depender do ponto de vista pessoal. Você poderá saber lidar com problemas que antes aparentavam ser sem solução, pois agora você saberá se decidir entre a cruz e a espada, aquela hora que não tem para onde fugir você poderá se encontrar dentro de si no caminho do meio.

Interpretações do autor sobre o Bhagavad Gita:


       O que é irreal não existe, e o que é real nunca deixa de existir. Ninguém pode destruir o que é imperecível, a Realidade.
       Quem pensa que a Alma mata ou morre não conhece a verdade. A Alma nunca nasceu e nunca irá morrer. E uma vez que exista não pode mais deixar de existir, é imutável e eterna. Para além da mente e para além dos efeitos da  dualidade existe a alma.

Egrégoras correspondentes:


             Krishna – Buda – Osíris – Cristo – Thor – Herácles

7 aspectos da realidade


       Mentalismo – Correspondência – Vibração – Polaridade – Ritmo – causa e efeito – Gênero

Estudos


             Teosofia – cabala – alquimia- Hermetismo- Budismo – Hinduismo
      A cabala irá passar uma boa idéia na abordagem das diversas partes de nosso ser, como ele se divide e       como ele é formado, da parte mais sutil de nosso ser até a mais espessa, para que nós possamos                 entender todas as freqüências de vibrações e como elas se comportam.

8 aspectos do caminho


Compreensão correta – intenção correta – palavra correta – ação correta – modo de vida correto – esforço correto – atenção correta – concentração correta

4 verdades


       1 O sofrimento é a falta do conhecimento
       2 É causado pelo apego a sistemas ou costumes sem conhecimento
       3 Somente desapegando desses hábitos terminará o sofrimento
       4 Os 8 aspectos são a cura

               Aplicar as 4 verdades nos 8 aspectos do caminho

       4 aspectos mágicos: Querer – ousar – saber – calar


             O todo é imanifesto, assim como nossa alma são incognoscíveis e inexplicáveis, embora sejam a nossa verdadeira natureza interior.
Somos feitos desse grande nada, esse grande vazio onde todas as coisas não existem. O micro e o macro são um só, esta é a realidade verdadeira. Tudo o que é manifesto é temporal, e tudo o que é imanifesto é atemporal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...