domingo, 22 de junho de 2014

Pentagrama

    O pentagrama é o símbolo da união e da síntese, na medida em que o número dos dedos de um a extremidade corresponde ao número dos nossos sentidos.
O pentagrama tem sido associado, desde muito tempo, ao mistério e à magia. Esse símbolo é, sem dúvida, o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo sendo tão antigo que sua origem é desconhecida. No geral, o pentagrama tem sido utilizado em todas as épocas como talismã.
Dessa maneira, na antiga Mesopotâmia, esse símbolo representava o poder imperial; já para os Pitagóricos, simbolizava a saúde e o conhecimento. Entre os egípcios, o pentagrama possuía relação com as pirâmides, uma vez que representava o útero da Terra.
Na cultura dos Hebreus, o pentagrama representava a verdade e os cinco livros “Pentateuco” (cinco rolos), que tem para os Judeus o nome de Torá: a "lei escrita" revelada por Deus. Não obstante, na Idade Média, esse símbolo representava era o a verdade e a proteção contra os demônios ou maus espíritos. Note que, para os medievais adeptos do cristianismo, o pentagrama era atribuído aos cinco estigmas de Cristo. Por fim, para os Druidas, simbolizava o divino, mais precisamente, a cabeça de Deus; para os Celtas, representava a divindade Morrigham, deusa do amor e a da Guerra.
                                  http://www.dicionariodesimbolos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...