domingo, 6 de julho de 2014

MATRIX & Ocultismo - Experiências reais e universo fictício

Continuação de: Universo interligado e seu jogo
Finalizando o assunto da última postagem, e iniciando o novo tema...

Então ta, Deus não joga dados, mas também não somos predestinados a viver algo que foi imposto lá atras por nós mesmos ou por forças celestes. Então  qual é o diferencial? O arbítrio, o Faça Você Mesmo, mas será que nossas decisões, esforços, lutas nesta vida, mesmo que seja executada com total êxito é capaz de cumprir todas as coisas? Ou existem barramentos que sempre vão nos limitar? Isso é justo? Diante destes obstáculos refugiamo-nos no escapismo, "cano de escape", já que ficamos cansados de vagar a esmo, buscamos realização, mesmo em coisas inúteis, mas que impressionam os sentidos, já nos basta, e é equivalente à um sono espiritual. Até que ponto vale formar um plano todo intrincado e cheio de ambição? Ambição benéfica e saudável, assim como o orgulho é menos destrutivo certas vezes, por ter escolhido o melhor caminho.

Bom, vamos ao assunto proposto...

"As leis estão erradas, não é certo o divino usufruir dos méritos, se somos nós que sofremos todo o tipo de coisa. As leis oprimem, e todo o celestial nos faz meros prisioneiros..."  ( Autor )

Tenho lido em blogs como Saindo da Matrix e Teoria da Conspiração este assunto que vou tratar, são ótimos blogs e indico. Foi usado de referência para explicar alguns conceitos espirituais relacionados ao Budismo, Hinduísmo e outros, também no Esoterismo. E quero deixar aqui, as minhas idéias sobre o assunto, desenvolvendo ele conforme o título da postagem descreve bem, vamos lá! Espero que gostem ;)


    O filme em si é uma alegoria, criada por alguém que sabia do assunto, assim como existe um sistema para ascensão do conhecimento completo, que pode ser visto sistematizado em ordens ocultistas e também: Cabala, Hermetismo, Alquimia. Estes sistemas se ocultam atras dessas alegorias, contos, mitologias, são o seu esqueleto, sua base. São maneiras de nos mostrar o conhecimento, utilizando um sistema misto ou geral.
Além das alegorias propriamente ditas, o filme também contém ensinamentos isolados, mas encaixados na trama para enriquecer os conhecimentos do expectador. Palavras como Karma, Causa e Efeito, Livre arbítrio, Manifesto, Imanifesto, Dimensões, são sitados, mesmo que nas entre linhas.
    É muito notável o paradigma de Matrix, "O Nosso Mundo", o plano material, que precisaria ser transcendido, acordar para um outro plano, para um plano mais superior, Yesod.
Posteriormente Neo alcança Tiphareth, e talvez um pouco mais a frente, em certa parte. O principal desafio de Neo seria o auto-conhecimento, as escolhas, e se harmonizar consigo mesmo, com o seu lado negativo.
    Considero Morpheu, não somente como a capacidade dos sonhos, mas também com a intuição e todos os sentidos espirituais, porque, no início do primeiro filme, quando ele começa a dar ouvidos a voz de Morpheu e ser orientado, passa a tomar o controle sobre a própria vida. Matrix é o mundo ilusório, Maya, Malkuth.
    Simbolicamente, uma pessoa que tem um sonho premonitório, e após isso, salva a própria vida ou a de terceiros, por atender aos conselhos desse sonho. Pode-se dizer que essa pessoa conheceu Morpheu, simbolicamente, é claro, isso é ocultismo.
Os materialistas ou céticos, são as pessoas que vão defender a Matrix, são escravos, prisioneiros, como Morpheu fala:
"Você deve entender que a maior parte dessas pessoas não estão prontas para acordar, e muitas são tão inertes, tão dependentes do sistema que vão lutar para protege-lo."

    Alguém pode confundir, pensando que o filme trata de uma conspiração política ou religiosa em nosso mundo, mas não é. Essa "conspiração", é apenas a visão profana da própria realidade individual, após descobrir a verdade, o indivíduo tem uma visão clara, de que nada vem de fora, e sim, de si mesmo.
Enquanto não compreendermos a nossa natureza divina, iremos ser escravos, devemos procurar esses planos mais sutis, para nos libertar, como Morpheu diria:
"O que é real? Como você define o "real"? Se esta falando do que consegue sentir, do que pode cheirar, provar, ver, então o "real" é simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro."

 - Welcome to the desert of the real -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...