domingo, 13 de julho de 2014

O Erro Sistêmico

Confira um trecho de ( O livro do Prazer - Auto Amor - A Psicologia do êxtase - Austin Osman Spare )

" Alguns louvam a ideia da crença. Por acreditarem que são Deuses ( ou algo a mais ), torna-los-iam experientes por tudo que fazem, a estarem preenchidos por essas não-crenças. Melhor seriam admitir a incapacidade ou insignificância, mais que reforçar isso pela crença, uma vez "protege" mas não muda a essência. Consequentemente, rejeitam a formação posterior. Sua fórmula é decepcionante e são enganados, a negação de seus propósitos. A crença é a negação ou a idiotice metafórica, consequentemente sempre falha." 
- Posteriormente o autor coloca mais alguns exemplos de sistemas falhos:

1- A adoção de dogmas e costumes que excluem possibilidades.
2- A oração como forma de não argumentar, positivismo e exaustão.
3- " Outros buscam a concentração, que não irá liberta-lo, a mente compreendendo a lei da escravidão. Chegando aqui, você irá querer desconcentração. A dissociação de todas as idéias, mas não liberada,
porém um preenchimento imaginário, ou a fúria da criação. Diferente novamente de que todas as coisas são emanações do Divino Espírito, como raios do Sol, haveria, consequentemente, a necessidade de emancipação? "

Selecionei estes exemplos do livro de Austin Osman Spare por considera-los mais esclarecedores quanto ao tema proposto.

E quanto as muletas?

    Não se apegue a formas e a pessoas que são personificações de algo. Figuras que alcançaram o máximo em alguma prática ou disciplina, Ídolos e pessoas proeminentes.
    Há um ditado Zen:
 " Se você encontrar Buda no caminho, mate-o. "
Imagine que um discípulo Budista ame tanto Buda quanto a seus ensinamentos, esse apego, na verdade torna-se o maior empecilho em sua iluminação, uma barreira para o verdadeiro contato interno com o íntimo individual.

    Também é importante um cuidado com o que se estuda e como se estuda, como diz Eckhart Tolle em seu O Poder do Agora:
 " Não leia apenas com a mente. Tome cuidado com o senso de identificação dentro de você. Não há nenhuma verdade espiritual que eu possa lhe contar que já não esteja no seu interior. Só o que posso fazer é chamar sua atenção para Algumas coisas que talvez estejam esquecidas. "

    Não esqueçamos de manter uma certa distância do que se lê, não se atirar de cabeça em um livro, principalmente em um livro só, pois a consciência se estreita. Mantenha sempre um olhar crítico sobre o objeto, cuidando para não ser influenciado levianamente, filtre as informações. Ninguém é dono da verdade. Lembre-se disso:
 " Coração deve andar conforme a razão, e a razão conforme o coração. "

Que Assim Seja! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...