quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Exercícios de concentração

     Pode obter algum exito quem executa uma tarefa na qual não se dá a devida atenção? Quando não se está envolvido com o tempo presente? Principalmente na Magia, você precisa ter um certo controle dos pensamentos, e em primeiro lugar, foco.
A nossa mente habitualmente vaga de um pensamento a outro, e o problema maior é que um pensamento leva a outro, pois são interligados, isso é uma verdadeira armadilha para a concentração. Muitas vezes, mesmo tentando prestar atenção, a nossa mente arruma alguma forma para divagar, como se não nos deixa-se que prestemos atenção. Pensamos o tempo todo que somos donos de nós mesmos, mas os nossos pensamentos tomam forma própria, muitas vezes construímos coisas que não queremos, vamos simplesmente sendo puxados pela maré de informações a nossa volta. Nossa mente destreinada, habituada a mecanicidade do cotidiano, repetindo sempre as mesmos tarefas, sem estar lá de fato. Como alguém pode estar em um lugar e ao mesmo tempo não estar? Digo-vos que enquanto não ter controle de si, seu exito não pode ser completo na Magia.

 - Alguns exercícios de Concentração -

1- Vela
2- Objeto
3- Imagem mental

*Vela:

O exercício da vela consiste primeiramente na confecção de uma vela qualquer. Após conseguir a vela, tente colocar ela em algum lugar que seja mais ou menos da altura de seus olhos. Você ficará sentado de frente para ela, em uma cadeira ou em lótus, a uma distância mais ou menos de 1.50m. Se puder, também é importante manter pouca iluminação no recinto para que os olhos não se cansem com tanta facilidade, O objetivo é manter a visão na chama da vela, procure não forçar a vista, deixe-a relaxada.

*Objeto:

Você pode escolher um desenho, uma imagem, pode ser um OM em sânscrito, um círculo com um ponto no meio, o Ashtánga Yantra, uma mandala ou um pingente pendurado. O importante é que esse objeto ou imagem tenha um ponto para se mirar a visão, de modo a manter um olhar fixo. Use o mesmo método do exercício da vela.

*Imagem mental:

Você poderá escolher um objeto, uma gravura, ou qualquer imagem estática. O importante é que siga esses passos: Observe a imagem da gravura ou do objeto, tente notar e captar todos os seus detalhes, cores, traços e imperfeições. Grave cada detalhe em sua mente, como se você estivesse escaneando essa imagem. Em seguida você fechará os olhos e tentará manter essa imagem fixa em sua mente, como se você estivesse olhando para ela. O único pensamento a estar em sua cabeça será essa imagem, e nada mais. Esqueça o trabalho, os vizinhos, os problemas, tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...