domingo, 7 de dezembro de 2014

A Cruz de Nero - Por Juan Carlos

Ah, quem não lembra desse símbolo usado pelos Hippies na década de 60 e que ainda é usado até hoje em muitos lugares? Mas será que você sabe o verdadeiro significado dessa cruz? Posso dizer que nem eu sei ao certo, mas há teorias sobre sua criação. Irei expor aqui tais teorias e qual considerada a mais válida.

O significado mais conhecido da Cruz de Nero é a "Paz sem religião" ou "Paz sem cristo", que quer dizer que a paz mundial não deve ser associada a nenhum tipo de religião, principalmente ao Cristianismo (onde os seguidores dessa religião afirmam que é impossível se ter paz sem ter Jesus/Deus). Claro que isso foi uma boa oportunidade para a igreja católica condenar os Hippies por "Obras Satânicas". O mais interessante é que não foi só esse significado que fez com que a igreja condenasse o símbolo.

Outra hipótese da origem do símbolo é que ela foi criada pelo imperador Nero, um imperador que odiava o Cristianismo e criou a cruz que se assemelhava à Cruz Invertida, porém que possuía os "braços" quebrados e enraizados no chão. Um tipo de zombaria, porém não se sabe ao certo se essa é a verdadeira origem do símbolo, mas a igreja católica ainda acredita que essa seja a verdade sobre a Cruz de Nero. Há quem diga que na própria Igreja de Satã localizada nos EUA possui a cruz neriana em seu interior.

Por último posso citar a última hipótese: as raízes da árvore representando a Paz Ambiental. O símbolo também poderia significar a luta em defesa do ambiente e do planeta Terra, embora essa hipótese não tenha sido provada ainda.

A Cruz de Nero é uma prova viva do quanto simbologia é relativa e representa para cada pessoa um significado diferente; seja a paz ou o próprio anticristo. Como eu disse, nem eu sei qual o verdadeiro significado da cruz, mas eu ficaria com a "Paz sem cristo", é um significado forte, concreto e bonitinho.

Bom, bom, ficarei por aqui... Bye bye peoples

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...