segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Idealizando o Desenvolver

Desenvolvimento humano... Filosoficamente este não seria o ideal raiz para tudo aquilo que pudesse contribuir para o bem do homem? Ou não, pois é somente uma ideia. Contudo as coisas sempre se iniciam a partir de uma ideia, a não ser aquilo que já existia quando o homem veio ao mundo.

O desenvolvimento diz respeito à muitas coisas. Ao desenvolvimento orgânico, material, moral, profissional e por ai vai. Ele atua na área do Direito, sendo universalmente a lei mais elementar de todas, que garante um tratamento minimamente digno aos indivíduos, por isso também classificamos como um humanismo. Também é uma palavra forte no que diz respeito à psicologia e as formas de aprendizagem.

A palavra desenvolvimento não consegue separar-se da ideia externa e interna referente ao espaço social. Como assim? Estou tentando dizer  que existe o desenvolver-se no presente do infinitivo e o desenvolverem no futuro simples. Desenvolver a si mesmo e o desenvolvimento externo, do meio e da comunidade.

Quanto a dinâmica da palavra, agora não sei se eu enquadraria em psicologia ou até em algo holístico. O Desenvolver-se joga a responsabilidade do indivíduo lá para o futuro, o compromisso procrastinado. Desenvolvimento é algo morto em si, e Desenvolvendo é algo que já tomou curso, que já perdeu a sua vitalidade, que é o tempo presente. Pois acredito que a chave existe no tempo presente, que a mudança só é possível no aqui e agora. Assim sendo, para mim a palavra mais adequada é Desenvolver, pois mantém sempre aquela chama acesa, da ânsia da continuação, do aperfeiçoamento. Isto tem a ver com a atemporalidade, mas se eu falar disso agora irá fugir muito do assunto, que pelo visto é um pouco mais objetivo.

Mas continuando o assunto... Relacionando o crescimento pessoal com o que comentei sobre o tempo "presente", penso a seguinte coisa: que através dele podemos conhecer o que muitos outros estudos que acredito estarem em seguimentos parecidos ao do Desenvolvimento chamam de Self, Essência, etc. Através do presente ( Consciente ) mergulhamos em nosso passado ( subconsciente ), para nos resolver. Mas também avançamos para o futuro ( Superconsciente ) para nos aperfeiçoar.

Relacionando isso com a noção de nosso espaço, muitos místicos ou religiosos confrontam as ideias de luz e trevas, que a luz não vive sem trevas ou ao contrário. Mas o que coloca tudo isso abaixo é a seguinte pergunta: Quem percebe que essas trevas são trevas ou que essas luzes são luzes? Ou melhor, sob que espécie de material ou substância se sustentam esses dois estados? O que existe entre a luz e as trevas que torna esta distinção possível? A palavra Vida e Consciência podem dar alguma resposta a isto. Qual é o produto do universo? Ou o que originou o universo? Não é pertinente responder...

Luz e trevas, ou futuro e passado não passaram a existir a partir do Big Bang, eram uma parte constituinte daquele estado na qual se limitava o universo antes do Big Bang, estava dentro daquela partícula que "explodiu". Como foi dito, o universo não surgiu do nada, mas foi uma expansão, uma extensão daquela primeira partícula. Isto faz lembrar a ideia mística de que antes de o universo surgir como conhecemos, existia como um ovo, em dormência, neste estado primordial, nem em trevas e nem em luz, em uma especie de presente em sua união ou "Atemporalidade", Caos Temporal no caso de se mostrar disperso em si, desorganizado. Indesvendável assim como nós, pois também somos uma partícula, ocultados em nós mesmos. Daí facilmente deduziríamos aquela ideia do círculo e do ponto. Hadit e Nuit que são na época contemporânea de hoje melhor explicados pela cosmogonia Thelêmica, um dos pensamentos esotéricos não científicos que temos.

Agora quanto ao crescimento externo, coletivo, requer em primeiro lugar a mobilização. Dai vai vim toda aquela problemática de juntar pessoas para um mesmo fim, coisa que os seres humanos não são muito a favor. Até porque eles tem a tendência de serem despóticos e Cientificamente ou não irão formar uma religião, um sectarismo. A dinâmica equilibrada, sem um unilateralismo é uma película muito sensível, facilmente abalada por tensões geradas pelo grupo.

Contudo, acho muito importante o agrupamento de pessoas para um determinado fim, principalmente para o desenvolvimento humano. Na verdade, acho que é a unica forma de estabelece-lo, integrando o todo, não se limitando unicamente ao desenvolvimento individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...